sexta-feira, 24 de abril de 2009

Segurança Presidencial – boa suficiente para você?

Recentemente, viajei para a Cidade do México e o presidente Barack Obama chegou um dia depois. Sua comitiva presidencial incluiu um kit de veículos especiais, desde carros até helicópteros, aviões da Força Aérea, entre uma série de outras parafernálias de segurança que envolve uma viagem internacional de uma das pessoas mais importantes do mundo. Eu viajei a negócios para fomentar ações de vendas e Marketing e na busca por alianças locais e representantes comerciais. O Obama esteve lá para fomentar parcerias. Por mais que fossem alianças de outra natureza, percebi certa similaridade com a minha situação.

Fazendo um paralelo com o mundo de Tecnologia da Informação, devemos considerar que pessoas completamente diferentes vivenciam situações semelhantes. Na área de segurança, por exemplo, não existe nenhum tipo de preconceito, todos são iguais e vulneráveis. Isso porque os ataques virtuais, vírus, spyware, etc, não escolhem suas vítimas, todos são alvos num mundo globalizado e conectado em rede.


O presidente americano viaja para qualquer lugar com transportes especiais resistentes às armas de fogo, bombas, ataques químicos e quem sabe o que mais. Sua limousine é conhecida como “a melhor’’ devido ao seu peso, perímetro e recursos de proteção. Ele está seguro diante de diversos tipos de ataques enquanto está dentro do veículo. Numa outra analogia, de fato, o presidente está imune porque o sistema de proteção deste carro provê um sistema semelhante ao que a empresa a qual eu trabalho (SonicWALL) costuma chamar de UTM- Unified Threat Management. Ou seja, são várias ferramentas de proteção num único veículo.

Ao mesmo tempo, o Obama corre riscos ao estar conectado com sua esposa ou ao seu círculo interno de relacionamentos via dispositivo como BlackBerry. Por isso, ele precisa estar certo sobre sua segurança de email. Pois, numa comunicação sem segurança, é possível infectar seus contatos por meio de vírus, spyware, malware ou qualquer outro ataque malicioso, mesmo para um presidente. Foi pensando na vulnerabilidade das pessoas que precisam de acesso remoto seguro que a SonicWALL desenvolveu uma suíte completa de segurança de email. Hoje, essa solução já está sendo utilizada por milhões de pessoas em todo mundo.

Para o acesso remoto seguro é fundamental a tecnologia SSL/VPN que permite acesso à rede de qualquer lugar do mundo, fornecendo os dados para o trabalho diário e para obtenção de produtividade. A SonicWALL é líder nesta tecnologia e provê aos seus clientes “qualidade presidencial” em suas conexões.

Já que tenho liberdade para traçar um paralelo e refletir sobre os movimentos da Casa Branca na linha de Segurança de Dados, gostaria de saber o que um presidente dos Estados Unidos faz para obter backup contínuo ou continuidade dos negócios? Pois, se ele tem agenda repleta de viagens e de eventos, como este na Cidade do México.

O que aconteceria se seu hardisk fosse corrompido? Ou se ele perdesse seus dados?

De fato um presidente ou executivo tem que ter um sistema de permissão para backup contínuo. E, para cada modificação de dados, seja uma palavra, um número, uma foto, isso deve ser copiado de forma segura, contínua e perene. De olho nesta situação, a SonicWALL criou sua linha CDP- Continuous Data Protection – que executa backup, recuperação e, consequentemente, promove a continuidade de negócios.

Embora, tanto eu como o presidente Obama tenhamos ficado pouco tempo na cidade do México, vejo que trouxemos para América Latina nosso melhor arsenal de práticas de segurança. Cada um de nós viajou com as ferramentas necessárias para nossa proteção. Dessa forma, eu e ele voltamos aos Estados Unidos, podendo dizer: “Missão Cumprida”.

Pensamentos, comentários ou opiniões? Interessa a você saber mais? Mande seu comentário e obrigada por ler.

Outros blogs de possível interesse:

http://www.topexec.org/TopExecBlog

http://latinknowhow.blogspot.com

http://sonicwallblog.blogspot.com

Daniel A. Cabrera, Marketing Manager, SonicWALL Latin America
©Daniel A. Cabrera, TopExec.org, all rights reserved, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário